Academia

Lattes ID

OrciD

 

Doutorado em Ciência da Computação

Instituição: Centro de Informática - CIn

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Linha de Pesquisa: Risco Financeiro em Projetos | Inteligência Artificial | Deep Learning

Orientador: Adiel de Almeida Filho

Início: 2023

 

Mestrado em Engenharia de Produção

Instituição: Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Linha de Pesquisa: Risco Financeiro em Projetos | Simulação de Monte Carlo

Orientador: Adiel Teixeira de Almeida Filho

Período: 2010 - 2012

Congressos & Eventos

 

FP&A Summit 2024

FP&A Summit 2024 - 2ª edição

São Paulo - SP - Abril / 2024

Local: Centro de São Paulo

Título: Desbravando o Futuro Financeiro: Estratégias para Vencer os Desafios do FP&A em 2024

Modalidade: Palestra

Resumo: Embarque nesta jornada onde desvendaremos as tendências e desafios que definirão o cenário do FP&A em 2024. Explore estratégias inovadoras para enfrentar a volatilidade, integrar tecnologias avançadas e fortalecer parcerias estratégicas em um ambiente em constante evolução. Temas abordados: Tomada de decisão sob pressão; Fusões e Aquisições 4.0; Parcerias estratégicas visionárias.

Link: Clique aqui

 

The Developer's Conference

TDC Business 2023 - Tecnologias para Negócios Transformadores

São Paulo - SP - Setembro / 2023

Local: Pro Magno - Centro de Eventos

Título: Data science em análise de risco financeiro nos projetos do setor de Petróleo e Gás

Modalidade: Palestra

Resumo: O setor de Petróleo e Gás no Brasil oferta no mercado projetos de valores expressivos. Apesar disto o setor de P&G no Brasil é relativamente arcaico em relação a utilização de técnicas de IA, Mineração de Dados e/ou Aprendizagem de Máquina para análise de risco financeiro em projetos. Tais ferramentas podem fornecer conforto para os principais decisores, no que concerne a mitigação de risco, fortalecendo a convergência para o data finance em empresas nacionais e multinacionais. Data Science em análise de risco financeiro aplicada ao setor de P&G impacta caixa, risco e retorno das empresas desta atividade.

Link: Clique aqui

 

X Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia

SEGeT 2013

Resende - RJ - Novembro / 2013

Local: Uni Dom Bosco

Título: Captação de Recursos Subsidiados para Desenvolvimentos de Projetos na Cadeia de P&G

Modalidade: Pôster

Resumo: Desde a descoberta do petróleo em águas ultra profunda no Pré-Sal surgiu à necessidade de altos investimentos em toda a cadeia de Petróleo e Gás no Brasil. Em um ambiente de incerteza se faz necessário uma análise considerando a volatilidade de variáveis que influenciam diretamente no resultado financeiro do projeto. Esta pesquisa busca analisar o impacto de financiamentos subsidiados em projetos de investimento voltado para o setor de Petróleo e Gás. O modelo econométrico desenvolvido apresenta um comparativo entre um fluxo de caixa de um projeto considerando a construção e uma PLSV com posterior arrendamento por um prazo de 25 anos. Com geração de 10.000 simulações através de Simulação de Monte Carlo, o resultado apresenta uma expressiva diferença entre os cenários analisados ao considerar um financiamento com recursos do Fundo da Marinha Mercante – FMM.

Link: Clique aqui

 

IX Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia

SEGeT 2012

Resende - RJ - Novembro / 2012

Local: Uni Dom Bosco

Título: Análise de Risco Financeiro em Projetos do Setor de Petróleo e Gás

Modalidade: Pôster

Resumo: Com a descoberta do Pré-Sal e a necessidade de desenvolvimento do setor de Petróleo e Gás no Brasil, a atividade tem crescido vertiginosamente. Este trabalho se propõe a apresentar um modelo para análise de risco financeiro através de um projeto do setor de Petróleo e Gás. O modelo tem natureza probabilística, utilizando a metodologia de Simulação de Monte Carlo, levando em consideração a incerteza e complexidade do ambiente observando diferentes graus de risco através de variáveis de saída: VPL e TIR. As variáveis de saída são geradas a partir de dados que compõe o fluxo de caixa do projeto e, em especial, variáveis aleatórias que representam impacto na análise de risco do modelo. Para aplicar a Simulação de Monte Carlo foi utilizado os softwares: Microsoft Excel e Crystal Ball. Os resultados do VPL e TIR mostram aderência a curva de probabilidade utilizadas nas variáveis aleatórias, confirmando uma forte correlação entre os dados estatísticos analisados. A Simulação de Monte Carlo em análise de risco financeiro em projetos do setor de Petróleo e Gás pode ser uma ferramenta útil para gerar valor agregado nas projeções, fornecendo conforto e segurança ao decisor.

Link: Clique aqui

 

XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção

ENEGEP 2012

Bento Gonçalves - RS - Outubro / 2012

Local: Fundaparque - Parque de eventos de Bento Gonçalves

Título: Análise financeira de risco em um projeto naval através da aplicação de Simulação Monte Carlo e avaliação do valor em risco (Value at Risk)

Autores: Aguinaldo Júnio Flor | Adiel Teixeira de Almeida Filho

Modalidade: Pôster

Resumo: Com os recentes incentivos à retomada da indústria naval no Brasil foram reativados e construídos diversos estaleiros, a fim de atender às demandas de projetos navais a serem executados no Brasil. Considerando os elevados investimentos no ssetor e o momento econômico do país, este trabalho apresenta uma análise financeira de risco para um projeto naval específico, considerando variáveis relacionadas aos custos incorridos em projetos navais e que contemplem a escassez de recursos face ao momento econômico vivido no país. Desta forma foi elaborado um modelo baseado em simulação monte carlo para avaliar a sensibilidade dos indicadores de rentabilidade para este projeto específico, em particular o Valor Presente Líquido e a Taxa Interna de Retorno, assim, foram modelados os efeitos do preço do aço, mão-de-obra e atraso no projeto na rentabilidade do projeto e calculado o Valor em Risco (VAR) para cada cenário.

Link: Clique aqui